Muitas pessoas ainda se questionam e tem dúvida sobre quais os motivos de ter uma prática constante de yoga. Se você ainda busca um motivo... Aqui vão 77:
1. Pressão arterial: Uma prática constante de yoga diminui a pressão arterial através de uma melhor circulação sanguínea e oxigenação do corpo todo.
2. Batimentos cardíacos: São desacelerados e indica que o seu coração é forte o suficiente para bombear mais sangue com menos batidas.
3. Circulação: Yoga melhora sua circulação sanguínea uma vez que transporta nutrientes e oxigênio pelo corpo, a prática melhora a saúde dos órgãos, pele e cérebro.
4. Respiração: Como o sistema circulatório, uma respiração mais lenta indica que os pulmões estão trabalhando com uma maior eficiência. O yoga desacelera a respiração através dos exercícios respiratórios, chamados pranayamas.
5. Resistência cardiovascular: A combinação de desacelerar os batimentos cardíacos e melhorar a oxigenação do corpo resulta em uma melhor resistência cardiovascular.
6. Órgãos: As práticas das posturas massageiam os órgãos internos, melhorando a habilidade do corpo de se prevenir de doenças. Além disso, um praticante assíduo ganha mais consciência corporal a ponto de reconhecer sinais de que algo não está funcionando muito bem, permitindo uma resposta mais rápida a qualquer início de doenças ou desequilíbrios.
7. Gastrointestinal: Decorrente da massagem nos órgãos, os movimentos peristálticos são favorecidos, melhorando a função gastrointestinal dos praticantes, tanto homem quanto mulher.
8. Imunidade: A prática de yoga sempre foi relacionada a um sistema imunológico forte, estimula o sistema endócrino, especialmente a glândula timo que produz linfócitos T, nossas células protetoras.
9. Dor: A tolerância a dor aumenta no decorrer de uma prática regular, além disso, dores crônicas como dor nas costas são reduzidas ou completamente eliminadas.
10. Metabolismo: Ter um metabolismo equilibrado ajuda a manter um peso controlado e regula a fome.
11. Envelhecimento: As práticas de yoga estimulam a desintoxicação do corpo, que já se mostrou como um ótimo aliado no combate ao envelhecimento precoce.
12. Postura: A essência do yoga ensina os praticantes a como sustentar e controlar seu próprio corpo em uma postura mais saudável. Através de uma prática constante, sua postura natural melhora.
13. Força: Apenas usando o peso do corpo, podemos melhorar nossa resistência e força através de permanência nas posturas.
14. Energia: Todas as práticas trabalham o nosso corpo energético afim de regular nossa vitalidade. De fato, no término das práticas sempre saímos com nossa energia recarregada e equilibrada.
15. Peso: Consequente de uma melhora no metabolismo, o peso corporal também acaba sendo reduzido e também controla a celulite dos tecidos adiposos.
16. Sono: Como todo o nosso sistema energético e endócrino é reequilibrado, a produção de melatonina é balanceada e consequentemente nosso sono também será.
17. Equilíbrio: Uma parte integral do yoga é praticar o equilíbrio e controle do corpo. O nosso equilíbrio físico e emocional melhoram já nas primeiras aulas.
18. Funcionamento integral do corpo: Yogues percebem que o corpo como um todo começa a funcionar muito melhor, resultando em movimentos mais eficientes e graciosos.
19. Consciência corporal: Yoga melhora muito a nossa relação com o corpo, durante a prática o yogue sempre é convidado a perceber os mínimos detalhes de alinhamento postural, isso pode gerar uma maior autoconfiança ao longo do tempo.
20. Força de core: O core é o nosso centro, a força mais real que podemos ter. É ele que sustenta todo o nosso corpo e por isso é o foco principal em todas as posturas.
21. Sexualidade: Com mais consciência corporal, mais relaxado e mais autoconfiante, nossa sexualidade é completamente aprimorada.
22. Humor: Em geral, o bem estar é consequência de uma prática constante. A combinação de criar uma conexão forte entre corpo e mente, ter um corpo saudável melhoram nosso humor.
23. Redução do stress: A concentração exigida durante uma prática de yoga tende a focar nossa atenção e isso acaba diminuindo a ênfase que damos ao stress de coisas do dia a dia.
24. Ansiedade: Um dos benefícios dos exercícios respiratórios usados no yoga é a redução da ansiedade. A respiração que controla os nossos sentidos e sentimentos. Ansiedade é viver no futuro, o yoga te traz para o agora.
25. Depressão: Já a depressão é quando a nossa mente está no passado, no yoga, trazemos ela para o presente. Os sentimentos negativos que reprimimos são trazidos a tona durante algumas posturas de yoga, quando isso acontece, a energia negativa é liberada e não fica mais presa em nossos corpos e mente.
26. Aceitação: Perceber o que acontece do nosso lado de dentro e que o objetivo do yoga não tem a ver com perfeição, a auto aceitação começa a acontecer.
27. Autocontrole: Os movimentos controlados do yoga nos ensinam como traduzir o autocontrole em todos os aspectos das nossas vidas.
28. Conexão corpo-mente: Poucos outros exercícios oferecer a mesma conexão profunda entre corpo e mente como o yoga. Quando você sincroniza respiração e movimento, você foca a sua mente para encontrar a calma e a paz em nossas vidas.
29. Positividade na vida: Uma prática de yoga resulta em um equilíbrio hormonal e do sistema nervoso, o que traz uma visão mais positiva das situações da vida.
30. Hostilidade: Muitos yogues reportam uma grande redução na hostilidade e que eles sentem um controle maior para lidar com a agressividade. O efeito da calma proveniente do relaxamento e meditação que é incorporado na prática muda a forma como reagimos à estas emoções.
31. Concentração: Pesquisas mostraram que menos de oito semanas de yoga pode resultar em uma melhora na concentração e motivação.
32. Memória: Uma melhora na circulação sanguínea no cérebro e também a redução do stress pode beneficiar nossa memória.
33. Atenção: A atenção requerida no yoga para manter respiração estruturada em conjunto com as posturas afia a habilidade de manter o foco nas tarefas.
34. Habilidades sociais: No yoga, você aprende a interconectividade de toda a vida, sua prática evolui de uma jornada pessoal para uma conexão com a comunidade e um senso de coletividade mais aguçado.
35. Calma: Concentrar tão intensamente no que o seu corpo está fazendo trás o efeito de calmaria. Yoga também nos introduz para técnicas meditativas, como observar a respiração e desapegar dos pensamentos, que ajudam a acalmar a mente.
36. Química corporal: Vários aspectos da química do corpo, como níveis de glicose e glóbulos vermelhos, são melhorados decorrentes da melhora da circulação sanguínea.
37. Colesterol: A prática de ioga reduz o colesterol através do aumento da circulação sanguínea e queima de gordura. A prática de yoga é uma ótima ferramenta para combater os níveis prejudiciais de colesterol.
38. Sistema linfático: Seu sistema linfático aumenta sua imunidade e reduz toxinas em seu corpo. A única maneira de fazer o seu sistema linfático fluir bem é pelo movimento. Os movimentos específicos envolvidos no yoga são particularmente adequados para promover um forte sistema linfático.
39. Glicose: Há evidências que sugerem que o yoga pode diminuir os níveis de glicose no sangue.
40. Sódio: Como qualquer bom exercício, o yoga reduz os níveis de sódio em seu corpo. No mundo atual de alimentos processados e rápidos cheios de sódio, diminuir esses níveis é uma ótima ideia.
41. Funções endócrinas: Praticar yoga ajuda a regular e controlar a secreção hormonal. Um sistema endócrino aprimorado mantém os hormônios em equilíbrio e promove uma melhor saúde física e emocional.
42. Triglicerídeos: Os triglicerídeos são a forma química da gordura no sangue, e níveis elevados podem indicar um risco de doença cardíaca e pressão alta. Um estudo recente mostra que o yoga pode levar a níveis "significativamente mais baixos" de triglicerídeos.
43. Glóbulos vermelhos: Demonstrou-se que o yoga aumenta o nível de glóbulos vermelhos no corpo. Os glóbulos vermelhos são responsáveis por transportar oxigênio através do sangue, e poucos podem resultar em anemia e baixa energia.
44. Vitamina C: A vitamina C ajuda a aumentar a imunidade, ajuda a produzir colágeno e é um poderoso antioxidante; e um regime de yoga pode aumentar a vitamina C em seu corpo.
45. Baixo risco de lesão: Devido ao baixo impacto do yoga e ao aspecto controlado dos movimentos, há um risco muito baixo de lesões durante a prática de yoga, em comparação com outras formas de exercício.
46. Sistema Nervoso Parassimpático: Em muitas formas de exercício, o sistema nervoso simpático entra em ação, proporcionando a você a sensação de lutar ou fugir. O yoga faz o oposto e estimula o sistema nervoso parassimpático. O sistema parassimpático diminui a pressão sanguínea e diminui o ritmo da respiração, o que permite relaxamento e cura.
47. Tônus muscular: Em práticas onde é exigido uma permanência nas posturas, os músculos são bastante exigidos e, portanto, ganham significativamente tônus.
48. Subcórtex: As regiões do subcórtex do cérebro estão associadas ao bem-estar, e acredita-se que o yoga domine o subcórtex ao invés do córtex (onde a maioria dos exercícios domina).
49. Consumo reduzido de oxigênio: O yoga consome menos oxigênio do que as rotinas tradicionais de exercícios, permitindo que o corpo trabalhe com mais eficiência.
50. Treino equilibrado de grupos musculares opostos: Como em todo yoga, o equilíbrio é fundamental. Se um grupo muscular for trabalhado em uma direção, ele também será trabalhado na direção oposta para manter o equilíbrio. Esse equilíbrio resulta em um melhor treino geral para o corpo.
51. Não competitividade: A natureza introspectiva e auto construtiva do yoga remove qualquer necessidade de competição no regime de exercícios. Com a falta de competição, o iogue está livre para trabalhar lentamente para evitar lesões indevidas, além de promover um treino mais equilibrado e sem estresse.
52. Amplitude de movimento articular: Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia indicou que a amplitude de movimento articular foi melhorada pelos participantes que praticavam yoga.
53. Coordenação motora: Sem prática, a coordenação motora diminui com mais idade. O yoga mantém e melhora em praticantes mais velhos.
54. Destreza nas ações: A forte conexão mente-corpo e a flexibilidade adquirida com o yoga levam à graça e habilidade em qualquer tarefa a ser efetuada.
55. Tempo de reação: Pesquisas feitas na Índia mostram que o tempo de reação pode ser melhorado com exercícios de respiração específicos do yoga. A melhoria foi atribuída à taxa mais rápida de processamento e à concentração aprimorada obtida com o yoga.
56. Resistência: Trabalhando em todo o corpo, o yoga melhora a resistência e é frequentemente usado por atletas de resistência como um complemento ao treinamento específico para o esporte.
57. Percepção de profundidade: Tornar-se consciente do seu corpo e como ele se move, como se faz na prática de yoga, leva a uma maior percepção de profundidade
58. Doença cardíaca: O yoga reduz o estresse, diminui a pressão sanguínea, diminui o peso e melhora a saúde cardiovascular, o que leva à redução do risco de doenças cardíacas.
59. Osteoporose. Está bem documentado que o exercício de sustentação de peso fortalece os ossos e ajuda a prevenir a osteoporose. Além disso, a capacidade do yoga de diminuir os níveis de cortisol pode ajudar a manter o cálcio nos ossos.
60. Alzheimer: Um novo estudo indica que o yoga pode ajudar a elevar os níveis de gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Baixos níveis de GABA estão associados ao aparecimento da doença de Alzheimer. Também foi demonstrado que meditações como a praticada no yoga retardam a progressão da doença de Alzheimer.
61. Diabetes tipo II: Além das capacidades de redução de glicose do yoga, é também uma excelente fonte de exercício físico e redução de estresse que, juntamente com o potencial do yoga para incentivar a produção de insulina no pâncreas, pode servir como um excelente preventivo para o diabetes tipo II.
62. Síndrome do túnel do carpo: Indivíduos com síndrome do túnel do carpo que praticavam Yoga apresentaram maior melhora do que aqueles que usavam uma tala ou que não receberam tratamento algum. Os pesquisadores observaram uma maior força de preensão e redução da dor nos participantes do estudo.
63. Asma: Existem algumas evidências para mostrar que a redução dos sintomas de asma e até a redução de medicamentos para asma são o resultado de yoga regular, principalmente relacionado aos exercícios respiratórios, ou pranayamas.
64. Artrite: O movimento lento e deliberado de poses de ioga, juntamente com a pressão suave exercida sobre as articulações, fornece um excelente exercício para aliviar os sintomas da artrite. Além disso, o alívio do estresse associado ao yoga relaxa os músculos que aperta as articulações.
65. Esclerose múltipla: De acordo com uma pesquisa científica da Sociedade Nacional de EM, o yoga agora é reconhecido como um excelente meio de gerenciamento da doença.
66. Câncer: Aqueles que lutam ou se recuperam do câncer frequentemente aproveitam os benefícios que o yoga proporciona. Pacientes com câncer que praticam yoga ganham força, aumentam os glóbulos vermelhos, experimentam menos náuseas durante a quimioterapia e têm um melhor bem-estar geral.
67. Distrofia muscular: O uso do yoga nos estágios iniciais da distrofia muscular pode ajudar a retornar algumas funções físicas.
68. Enxaqueca: A prática regular de yoga demonstrou reduzir o número de enxaquecas em pacientes com enxaqueca crônica.
69. Escoliose: O yoga pode endireitar a curvatura da coluna associada à escoliose principalmente pois as posturas reeducam nossos padrões posturais.
70. Bronquite crônica: Exercícios que não elevam a respiração, mas aumentam os níveis de oxigênio no corpo, são ideais para o tratamento de bronquite crônica. Felizmente, o yoga pode fazer isso, além de arejar os pulmões e fornecer energia.
71. Epilepsia: O foco na redução do estresse, na respiração e na restauração do equilíbrio geral do corpo é o foco de como o yoga pode ajudar a prevenir convulsões epilépticas.
72. Ciática: A dor intensa associada à ciática pode ser aliviada com poses específicas de yoga como a postura do lagarto.
73. Transtorno obsessivo-compulsivo: Estudos de pessoas com TOC mostraram que praticar yoga levou a uma redução nos sintomas, resultando em menos medicamentos ou medicamentos que não são mais necessários.
74. Constipação: Devido à prática de yoga e à melhor postura geral, os sistemas digestivo e de eliminação funcionam com mais eficiência. Se o praticante também tiver uma dieta saudável, qualquer constipação será eliminada através do yoga.
75. Alergias: Usar uma lota nasal para limpar os seios nasais é uma forma antiga de kriya yoga para ajudar a reduzir ou eliminar os sintomas da alergia. Certos tipos de respiração também podem ajudar a limpar as passagens nasais.
76. Menopausa: A prática de yoga e pranayamas pode ajudar a controlar alguns dos efeitos colaterais da menopausa.
77. Dor nas costas: O yoga reduz a compressão da coluna vertebral e ajuda no alinhamento geral do corpo para reduzir a dor nas costas.
O lado "ruim" de tudo isso? Só se beneficia quem pratica.
Sugerimos que você faça o teste, experimente uma prática regular, pelo menos uma vez na semana, por 3 meses. Seu corpo e mente agradecem.
Namastê.
Fonte: www.yogajournal.com
Commentaires